terça-feira, 29 de março de 2011

Loja virtual x Loja física

A compra virtual pode ser um fator de risco para a existência das lojas físicas?


Enquanto alguns consumidores compram quase tudo pela internet, outros ainda não adotaram o comércio virtual e ainda preferem a compra “olho no olho”. Os motivos são muitos: receio em disponibilizar o número do cartão de crédito on-line, preferência em comprar com um vendedor, medo de que a mercadoria seja diferente do anunciado, prazo de entrega longo, dificuldade em trocar o produto, etc.


Para a aposentada Cecília de Oliveira, de 62 anos, ainda existe um certo medo de comprar pela internet e o produto não chegar ou apresentar defeitos. Por isso, ela somente compra algo pelo comércio eletrônico quando a loja virtual é uma extensão da loja física já conhecida.

O valor do frete também incomoda alguns consumidores. Em muitas lojas o custo para envio é alto, o que compensa comprar no comércio local. Conforme a estudante Edna Velho, de 25 anos, produtos de valor pequeno não são atrativos do comércio eletrônico, visto que o valor do frete costuma ser maior que o preço do produto.

Mas comprar pela rede virtual também tem suas vantagens, o consumidor pode realizar seus pedidos 24h por dia, em fins de semana e feriados e não perde tempo se deslocando até o comércio e pesquisando preços, podendo comprar estando no conforto de sua casa. Para as empresas que estão começando, o varejo virtual é um atrativo, visto que diminui consideravelmente os custos, não precisando arcar com aluguel, contratação de pessoal e outros.

As lojas virtuais estão se firmando como alternativas para o atendimento e satisfação de uma fatia dos consumidores, principalmente aqueles que vivem em movimento o tempo todo e que tentam otimizar seu tempo, dando-lhes comodidade. Porém, este novo tipo de negócio não inviabilizará, nem substituirá totalmente o comércio tradicional, pois se acredita que muitos consumidores continuarão deslocando-se fisicamente para efetuar suas compras, principalmente para artigos relacionados a vestuário.

Para que as empresas possam explorar esse dois negócios com sucesso, será preciso que estejam atentas para atender as necessidades do cliente, agregando confiança, personalizando os serviços e produtos oferecidos e deixando para ele decidir os locais de compra para cada produto e ocasião.

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