terça-feira, 29 de março de 2011

O crescimento do e-commerce no Brasil

Consumo virtual está cada vez mais incorporado a rotina do brasileiro.
No Brasil, o e-commerce teve início em 1995, mas sua utilização pelos brasileiros começou a se tornar significativa cinco anos depois, crescendo cada vez mais. Alguns fatores contribuem para isso: variedade dos produtos, comodidade, facilidade na comparação de preços em diversas lojas, condições de pagamento facilitadas, além do aumento do número de internautas consumidores.

As lojas virtuais estão conquistando cada vez mais consumidores. Apesar da concorrência na internet ser grande, os lojistas vêem o período como o melhor momento do comércio eletrônico e buscam a atenção e a confiança do consumidor, ávido pelos preços e pelas novidades. A possibilidade de adquirir produtos recém lançados ou de reservar produtos que ainda nem chegaram ao mercado estimula a compra.

Em 2010, o crescimento das vendas via internet foi de 40%, de acordo com a empresa de monitoramento de comércio eletrônico (E-bit), e estima-se que esse valor só venha a aumentar nos próximos anos.Esses valores estão fazendo com que o comércio se atualize. Grande parcela das grandes empresas já possui e-commerce ou está em processo de implantação e as empresas menores e até mesmo locais começam a ganhar a rede, tentando inovar para atrair novos clientes e se modernizar para conquistar os clientes antigos.

Para o empreendimento ter sucesso, especialistas afirmam que a confiabilidade é a peça-chave. Se o consumidor realiza suas compras pela internet é porque ele confia nesse serviço e para isso as empresas precisam se preocupar em conhecer seu consumidor e o que ele necessita, para saber como tratá-lo do momento da procura do produto até a entrega final.


Outro fator relevante para o sucesso do e-commerce é o atendimento ao cliente. Para isso a é importante o conhecimento de veículos como Facebook e Twitter, que possibilitam esse suporte e contato rápido, além de funcionarem como medidores de satisfação. No momento que o cliente se sentir confiante, tiver um bom atendimento, uma entrega rápida e suas dúvidas sanadas rapidamente, ele comprará e voltará a comprar. E todo o processo é importante, quando se quer proporcionar aos seus clientes uma maravilhosa experiência de compra.

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