sexta-feira, 6 de maio de 2011

Editor-chefe do jornal Zero Hora palestra na UCPel

Altair Nobre fala para estudantes e profissionais sobre cobertura jornalística, os rumos do jornal impresso e as novas tecnologias.

"Não existe texto muito longo ou texto muito curto, existe texto ruim”, falou Altair Nobre, jornalista e editor – chefe da Zero Hora, enquanto palestrava para cerca de 300 estudantes e profissionais na Universidade Católica de Pelotas, na noite desta quinta-feira (05). O encontro, parte da programação dos 47 anos do principal veículo de comunicação impresso do Grupo RBS, lotou o auditório Dom Antonio Zattera durante as duas horas e meia de muita conversa e perguntas dos estudantes e professores e resultou em uma noite de muito aprendizado para ambos os lados.

“Simbiose em ZH” foi o nome da palestra do editor, que abordou cases de coberturas jornalísticas feitas pelo Jornal no estado e a integração dessas abordagens com a Internet, além das características que compõem um bom texto e uma boa cobertura. Jornalista da ZH há vinte anos, Altair reforçou diversas vezes que a busca por um conteúdo de qualidade é o maior desafio do jornalista. O jornalismo precisa estar atualizado com tudo que acontece à sua volta, por isso foi criado o site da Zero Hora, para ampliar a atuação e cobertura do jornal.


“O Jornal impresso tem a limitação do tempo enquanto a web não para nunca, mas essa ânsia da velocidade não pode atropelar a responsabilidade, até para não entrar em uma questão jurídica”, ressaltou o jornalista. Altair também explicou que o mundo jornalístico começou a perceber que o texto do impresso do outro dia não é mais furo de reportagem e sim, atende a necessidade do leitor. A palestra foi uma oportunidade grande de aprendizado, pois colocou os estudantes por dentro da rotina diária de um jornal de grande porte, como a ZH.

O evento também teve cobertura online pelo Twitter, realizada pelos alunos do curso de comunicação da UCPel, através das hashtags #zh e #ucpel. Além dos estudantes da instituição, também acompanharam a palestra os alunos de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) No fim da palestra, o discurso do jornalista foi muito aplaudido e elogiado.

Foto: Gabriela Venzke

Nenhum comentário:

Postar um comentário