terça-feira, 3 de maio de 2011

O Twitter e a Teoria do Agendamento


A Teoria do Agendamento consiste na idéia de que os meios de comunicação tradicionais são os responsáveis por pautear as notícias a serem discutidas pelas pessoas, através da exposição e evidência desta ou daquela notícia em relação a outra. A teoria estuda a mediação da mídia entre o indivíduo e o meio em que ele se encontra. Ela vai dizer que assuntos ele discutirá ao longo do dia e a abordagem que se dará a um determinado fato.

Com o aumento do uso das redes sociais pelas pessoas e em especial o uso da ferramenta de microblogging Twitter, as informações a que temos acesso crescem cada dia mais. Mais e mais conteúdo é gerado, os usuários não só mantêm-se informados, como levam informação para a rede e a velocidade com que as notícias se dissipam é sem igual. Como exemplo, podemos perceber a rapidez com que a notícia sobre a morte de Osama Bin Laden se espalhou na rede através do Twitter, sendo anunciada primeiramente por ele.

Quando um assunto interessa a maioria das pessoas e é passado adiante rapidamente o tema vai parar no Trending Topics (TTs) do Twitter e vai acabar pautando diversos outros meios de comunicação, que irão ( ou deverão) procurar mais fontes e checar se o assunto é de fato verdadeiro. Os jornalistas tem adotado o Twitter como nova ferramenta e agenda para pautas, criando uma nova relação de noticiabilidade, diferente das Teorias de Jornalismo: os temas mais populares em destaque na web. Os TTs passaram a ser termômetros guiadores de grande parte dos veículos.

Os Trending Topics do Twitter são exemplos da Teoria do Agendamento, mas com a diferença de que é o público quem pauta a mídia. Se um assunto for tratado por muitos usuários ele passa a ser trabalhado pela mídia logo depois. As pessoas começam a cobrar uma certa cobertura feita pela mídia dos fatos em questão, querendo que ela dê certa credibilidade ao assunto comentado. Esse círculo onde as informações passam pelo público, depois pelos veículos de comunicação e voltam ao público é a nova forma de comunicação e a prova final de que não é só a mídia que detém o poder da informação nas suas mãos, apenas cabe a ela filtrá-la e explicá-la da melhor e mais completa forma possível.

Um comentário:

  1. É uma visão bem atual do que está acontecendo com a teoria do agendamento e o próprio jornalista. Parabéns a autora, é um bom texto.

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